Delegação de Tete

Histórico sobre ARPAC-Tete

 

 A delegação do ARPAC Tete foi fundada á 22 de Junho de 1993, tendo como uma das suas principais atribuições a preservacao e divulgação do património cultural do país em geral e da província em particular.

Por estas alturas, o ARPAC se encontrava integrado na Direcção Provincial de Juventude e Desportos, mais tarde passa a fazer parte da Direcção Provincial de Educação e actualmente se encontra ligado a Direcção Provincial de Cultura e Turismo.

Essencialmente, desde a data de sua fundação, o ARPAC tem vindo a desenvolver trabalhos vários na vertente sócio-cultural, através de pesquisas sistemáticas, arquivo e divulgação do património cultural da província com a finalidade de educação, estudo e deleite.

A dinâmica da sociedade moçambicana em geral e da província de Tete em particular impõe ao ARPAC em cada momento histórico uma capacidade de resposta aos vários desafios.

É neste sentido, que deste a sua fundação quando ainda era Arquivo de Património Cultural, até hoje que se transformou em Instituto de Investigação SócioCultural, o ARPAC Tete tem realizado vários trabalhos de pesquisa científica e bem como a publicação de algumas obras.