Delegação de Gaza


A Delegação Provincial do Instituto de Investigação Sociocultural de Gaza, ARPAC, que abreviadamente designa-se por ARPAC-GAZA, localizada na zona de parcelamento da Mocita, Bairro Unidade 11, Cidade de Xai-Xai.
O ARPAC-GAZA, surge após a realização do V Festival Nacional da Cultura, que decorreu em Xai-Xai de 11 a 18 de Julho de 2008, o primeiro na história do País a incorporar várias manifestações culturais.
Após o acolhimento do Festival, urge a necessidade de criar uma instituição especializada no levantamento, registo, pesquisa, investigação, divulgação e valorização da herança cultural existente em Gaza, que ainda constituía um mistério no conhecimento das comunidades locais dada a sua superficial exploração.
 Neste contexto, o Governo da Província de Gaza remete o anti-projecto da criação do ARPAC-GAZA a 19 de Outubro de 2008, que viria a merecer a devida autorização pelo despacho do então Ministro de Educação e Cultura, Aires Bonifácio Baptista Ali, datado de 03 de Novembro de 2008, cuja cerimónia oficial de implantação veio a ter lugar a 09 de Maio de 2009.
Desde a sua implantação até 2017, partilhou as mesmas instalações com a Casa Provincial da Cultura de Gaza, tendo passado para instalações próprias, de construção de raiz no âmbito da realização do XVII Conselho Geral do ARPAC, realizado em Abril de 2018.